Intervenção para a diversidade

Essa é uma proposta de intervenção fundamentada na psicos-sociologia e sociologia clínica, disciplinas que propõem a articu-lação entre psicanálise e sociologia. Atua com os sujeitos da equi-pe gerencial das organizações.

A proposta tem o objetivo de analisar e atuar na relação entre o sujeito e seu trabalho e nos laços que envolvem sua relação com os demais profissionais que compartilham a gestão, com outros atores envolvidos no contexto laboral e mesmo com a organiza-ção.

O analista atua como um estrangeiro ao ambiente laboral. O olhar de fora possibilita outra visão e posicionamento dos profissionais sobre a sua ação e suas relações construídas no trabalho. Em uma atuação de forma distante e ao mesmo tempo próxima, possibilita um conhecimento sobre a maneira com que cada empresa se or-ganiza e como seus trabalhadores se inserem nessa organização.

A intervenção “distanciada” tem como objetivo geral trabalhar a partir dos problemas da organização, de um grupo ou mesmo de um membro da equipe para rever conceitos e a atuação gerencial e diretiva. Essa metodologia propicia a reformulação dos proble-mas e uma mobilização para que os próprios trabalhadores en-contrem novas soluções e orientações.

Essa é uma forma de intervenção que define propostas de atua-ções legitimadas pelo desejo e identificação dos trabalhadores com seu trabalho e sua participação na organização gerencial e com sua equipe.

A metodologia inclui trabalhos teóricos com o objetivo de ampliar o conhecimento da equipe, permitir foco em outras áreas como filosofia, antropologia, sociologia, psicanálise e arte.

As ações são realizadas preferencialmente em ambientes externos ao ambiente laboral, de forma a contribuir para o crescimento gerencial da equipe.

DOE

COM PAYPAL

© 2016 por CAIS (Centro de Atendimento e Inclusão Social). Orgulhosamente criado Fernando Ferreira

Contate-nos: (31) 3393-1988/ 3395-0700  

E-mail: cais@cais.org.br   /   Rua AJ, 171 - Conjunto Água Branca - Contagem/MG

  • w-facebook