Há 50 anos contribuímos para a inclusão e o convívio com a diversidade a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência.

As pessoas com deficiência precisam ser assistidas de forma contínua e precocemente. Só assim elas podem vencer obstáculos decorrentes da falta de acessibilidade para sua condição física, sensorial, intelectual ou psicológica e seguir em frente de forma saudável e autônoma.

O CAIS dá suporte às pessoas com deficiência e suas famílias. Através de nossos programas oferecemos atendimentos de forma integral (corpo, mente e social) e integrada (saúde, educação, assistência social e trabalho) para que pessoas com deficiência possam alcançar melhor desenvolvimento e estarem presentes na sociedade de forma ativa e participativa.

Prestamos também apoio constante às famílias para que elas vislumbrem um futuro melhor de seus entes queridos incentivando-as continuamente para que sejam ativos na comunidade onde vivem, acreditando no potencial e nas oportunidades que virão a ter, nas escolas, universidades, empresas,  movimentos sociais e coletivos, na vida.

E para que tudo isso faça sentido, trabalhamos com escolas, empresas e órgãos públicos para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e efetivados. Assim, e com o seu apoio, o CAIS continuará trabalhando para produzir uma mudança real no modo de pensar e se relacionar com a diversidade.

Atendemos mensalmente cerca de 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Nossos projetos contemplam todas as faixas etárias; de bebês a adultos, e acompanham as famílias das pessoas atendidas.

Com nossos programas e o seu apoio, as pessoas
com deficiência podem mais.

IMG_20190321_200545_409.jpg

7.522

Número de pessoas assistidas nos últimos 10 anos

Reportagem Hoje em Dia.png

74.026

Números de atendimentos em 2021

IMG_2670_edited.jpg

958

Número de famílias ajudadas em 2021

Você tem o poder de transformar vidas que são esquecidas pela sociedade. Conheça nossos programas e abrace essa causa! 

image.jpg

Programa Acompanhamento de Bebês - AB

O Programa Acompanhamento de Bebês (AB) é um programa pioneiro que busca realizar o acompanhamento de bebês prematuros, de alto e médio risco, com alguma síndrome, sequelas neurológicas, ou patologias diagnosticadas que possam acarretar alguma deficiência, ou ainda com algum risco psicossocial. O acompanhamento é feito pela equipe clínica transdisciplinar composta por oito especialistas.

Núcleo de Intervenção Precoce – NPI e NPII

Estes Núcleos são voltados ao atendimento clínico especializado de crianças de zero a 6 anos e seu principal objetivo é realizar atendimentos especializados de acordo com a demanda de cada criança.

a1f25dfc-9d67-4cc5-af97-7ccfb95ed176.jpg

Núcleo de Atendimento Pedagógico e Clínico 

No NAPC, as crianças de 7 a 13 anos recebem atendimentos clínicos e educacionais especializados. Os atendimentos acontecem no contra turno da escola, tendo como prerrogativa a inclusão escolar.

Além do atendimento educacional especializado, as crianças participam de oficinas de artes plásticas, música e horticultura.

Núcleo de Inclusão no Trabalho - NIT

Neste núcleo o objetivo é desenvolver processos e metodologias junto a empresas parceiras visando promover nelas uma cultura inclusiva em todas as suas frentes e processos internos para a efetiva inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.

Para esse trabalho, recrutamos e mantemos relacionamento com pessoas com deficiência interessadas em vagas e oportunidades de trabalho, realizamos encontros mensais com esses candidatos promovendo um processo de formação continuada para o desenvolvimento de sua autonomia e oferecendo suporte para que se tornem sujeito de sua própria história.

22281708-c1f8-4634-9a51-1758b296467f_edited.jpg

Núcleo de Atendimento às Famílias – NAF

NAF é o Núcleo responsável pelo acolhimento e acompanhamento dos familiares das crianças, jovens e adultos atendidos na instituição. Seu objetivo maior é dar suporte e orientar as famílias em prol da inclusão e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

​O núcleo oferece cursos, palestras e presta informações essenciais para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade em geral.

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inclusão - NEPI 

Por intermédio desse núcleo, a instituição realiza a formação continuada de sua equipe e ainda realiza pesquisas nas áreas onde atua, buscando sempre a promoção da autonomia e qualidade de vida para as pessoas com deficiência.

​O NEPI atua também com profissionais de escolas e empresas, prestando consultoria e formação para o convívio com a diversidade, o respeito às singularidades e a valorização da inclusão.

Rogéria
Mãe da Isabela, paciente com autismo

Quando eu vim para o CAIS com ela, através da SEDUC que encaminhou, é que eu comecei a ver o desenvolvimento que ela tem hoje. As terapias só se mantem aqui, mas eu estou vendo uma evolução grande dela, inclusive na fala. Ela tem falado frases já, está falando bem e o atendimento aqui é sensacional, a gente só tem a agradecer pela forma que recebeu ela.

Glaucione 
Coordenadora pedagógica do Colégio Batista Mineiro, escola contemplada com o projeto 'Autonomia com inclusão'

O CAIS nos ajudou a entender que as crianças precisam pôr a mão na massa para fazer... que podemos tirar a criança do caderno, lápis, papel e por elas a trabalhar com outras coisas que trazem mais interesse e facilitam no aprendizado das crianças.

Acadêmicas 
Curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

O maior diferencial do CAIS é a presença de diverversos profissionais, todos voltados para ajudar a criança a se desenvolver da melhor forma possível... E tudo isso é essencial para o desenvolvimento dessas crianças, aqui é um serviço completo que ela pode ser amparada em diversas áreas.
 

contagem-removebg-preview.png

​Conheça alguns parceiros que apoiam o CAIS

cemig-removebg-preview.png
araujo-removebg-preview 2.png
itau-removebg-preview.png
pronas-removebg-preview.png