Há 50 anos contribuímos para a inclusão e o convívio com a diversidade a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência.
As pessoas com deficiência precisam ser assistidas de forma contínua e precocemente. Só assim elas podem vencer obstáculos decorrentes da falta de acessibilidade para sua condição física, sensorial, intelectual ou psicológica e seguir em frente de forma saudável e autônoma.
O CAIS dá suporte às pessoas com deficiência e suas famílias. Através de nossos programas oferecemos atendimentos de forma integral (corpo, mente e social) e integrada (saúde, educação, assistência social e trabalho) para que pessoas com deficiência possam alcançar melhor desenvolvimento e estarem presentes na sociedade de forma ativa e participativa.
Prestamos também apoio constante às famílias para que elas vislumbrem um futuro melhor de seus entes queridos incentivando-as continuamente para que sejam ativos na comunidade onde vivem, acreditando no potencial e nas oportunidades que virão a ter, nas escolas, universidades, empresas, movimentos sociais e coletivos, na vida.
E para que tudo isso faça sentido, trabalhamos com escolas, empresas e órgãos públicos para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e efetivados. Assim, e com o seu apoio, o CAIS continuará trabalhando para produzir uma mudança real no modo de pensar e se relacionar com a diversidade.
Atendemos mensalmente cerca de 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Nossos projetos contemplam todas as faixas etárias; de bebês a adultos, e acompanham as famílias das pessoas atendidas.
Com nossos programas e o seu apoio, as pessoas
com deficiência podem mais.

7.522
Número de pessoas assistidas nos últimos 10 anos

74.026
Números de atendimentos em 2021

958
Número de famílias ajudadas em 2021
Você tem o poder de transformar vidas que são esquecidas pela sociedade. Conheça nossos programas e abrace essa causa!

Programa Acompanhamento de Bebês - AB
O Programa Acompanhamento de Bebês (AB) é um programa pioneiro que busca realizar o acompanhamento de bebês prematuros, de alto e médio risco, com alguma síndrome, sequelas neurológicas, ou patologias diagnosticadas que possam acarretar alguma deficiência, ou ainda com algum risco psicossocial. O acompanhamento é feito pela equipe clínica transdisciplinar composta por oito especialistas.
Núcleo de Intervenção Precoce – NPI e NPII
Estes Núcleos são voltados ao atendimento clínico especializado de crianças de zero a 6 anos e seu principal objetivo é realizar atendimentos especializados de acordo com a demanda de cada criança.

Núcleo de Atendimento Pedagógico e Clínico
No NAPC, as crianças de 7 a 13 anos recebem atendimentos clínicos e educacionais especializados. Os atendimentos acontecem no contra turno da escola, tendo como prerrogativa a inclusão escolar.
Além do atendimento educacional especializado, as crianças participam de oficinas de artes plásticas, música e horticultura.
Núcleo de Inclusão no Trabalho - NIT
Neste núcleo o objetivo é desenvolver processos e metodologias junto a empresas parceiras visando promover nelas uma cultura inclusiva em todas as suas frentes e processos internos para a efetiva inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.
Para esse trabalho, recrutamos e mantemos relacionamento com pessoas com deficiência interessadas em vagas e oportunidades de trabalho, realizamos encontros mensais com esses candidatos promovendo um processo de formação continuada para o desenvolvimento de sua autonomia e oferecendo suporte para que se tornem sujeito de sua própria história.

Núcleo de Atendimento às Famílias – NAF
NAF é o Núcleo responsável pelo acolhimento e acompanhamento dos familiares das crianças, jovens e adultos atendidos na instituição. Seu objetivo maior é dar suporte e orientar as famílias em prol da inclusão e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
O núcleo oferece cursos, palestras e presta informações essenciais para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade em geral.
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Inclusão - NEPI
Por intermédio desse núcleo, a instituição realiza a formação continuada de sua equipe e ainda realiza pesquisas nas áreas onde atua, buscando sempre a promoção da autonomia e qualidade de vida para as pessoas com deficiência.
O NEPI atua também com profissionais de escolas e empresas, prestando consultoria e formação para o convívio com a diversidade, o respeito às singularidades e a valorização da inclusão.
Rogéria
Mãe da Isabela, paciente com autismo
Quando eu vim para o CAIS com ela, através da SEDUC que encaminhou, é que eu comecei a ver o desenvolvimento que ela tem hoje. As terapias só se mantem aqui, mas eu estou vendo uma evolução grande dela, inclusive na fala. Ela tem falado frases já, está falando bem e o atendimento aqui é sensacional, a gente só tem a agradecer pela forma que recebeu ela.
Glaucione
Coordenadora pedagógica do Colégio Batista Mineiro, escola contemplada com o projeto 'Autonomia com inclusão'
O CAIS nos ajudou a entender que as crianças precisam pôr a mão na massa para fazer... que podemos tirar a criança do caderno, lápis, papel e por elas a trabalhar com outras coisas que trazem mais interesse e facilitam no aprendizado das crianças.
Acadêmicas
Curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
O maior diferencial do CAIS é a presença de diverversos profissionais, todos voltados para ajudar a criança a se desenvolver da melhor forma possível... E tudo isso é essencial para o desenvolvimento dessas crianças, aqui é um serviço completo que ela pode ser amparada em diversas áreas.

Conheça alguns parceiros que apoiam o CAIS



