Emprego Apoiado

Oferecemos atendimentos de forma integral (corpo, mente e social) e integrada (saúde, educação, assistência social e trabalho) para pessoas com deficiência intelectual e autismo.

O CAIS, por meio de seu Núcleo de Inclusão no Trabalho – NIT promove a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, utilizando-se da metodologia do Emprego Apoiado.

Nesse núcleo o objetivo é desenvolver processos e metodologias junto às empresas parceiras visando promover nelas uma cultura inclusiva em todas as suas frentes e processos internos para a efetiva inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.

Daniel Soares da Costa – Colaborador da Drogaria Araujo – Através do programa Emprego Apoiado do CAIS

ICON_01

Equipe Transdiciplinar

Equipe Transdisciplinar composta por terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e com grande experiência na inclusão laboral de pessoas com deficiência.

ICON_02

Experiência

O CAIS foi uma das primeiras instituições a atuar com a metodologia do Emprego Apoiado no Brasil.

ICON_03

Segurança

Todos os processos de trabalho são regulados pela Lei Geral de Proteção de Dados.

ICON_04

Inovação

O CAIS oferece plataforma própria com aplicativos para acompanhamento de todos processos de implantação da cultura da diversidade.

O CAIS, por meio de seu Núcleo de Inclusão no Trabalho – NIT promove a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, utilizando-se da metodologia do Emprego Apoiado.

Nesse núcleo o objetivo é desenvolver processos e metodologias junto às empresas parceiras visando promover nelas uma cultura inclusiva em todas as suas frentes e processos internos para a efetiva inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.

IMG_1760

Formação Continuada

Para esse trabalho, recrutamos e mantemos relacionamento com pessoas com deficiência interessadas em vagas e oportunidades de trabalho, realizamos encontros mensais com esses candidatos promovendo um processo de formação continuada para o desenvolvimento de sua autonomia e oferecemos suporte para que se tornem sujeitos de sua própria história.

​Conheça algumas empresas parceiras do emprego apoiado CAIS.

Acessibilidade é nosso meio, a inclusão é nosso fim.

O CAIS conta com uma equipe que acompanha transdisciplinarmente todas as etapas do processo de inclusão de cada sujeito: desde o recrutamento e seleção até sua autonomia no ambiente da empresa e enquanto trabalhador.

A equipe atua também apoiando o Departamento de Recursos Humanos no exercício de seu papel estratégico de gestão de pessoas. Acessibilidade é nosso meio, a inclusão é nosso fim.

Pilares da metodologia Emprego Apoiado
aliada ao Núcleo Inclusão no Trabalho do CAIS

O Emprego Apoiado é uma importante ferramenta para a inclusão profissional da PcD realizada pelo CAIS. Esta ação de empregabilidade só é possível pelos 50 anos de experiência, conhecimento, aptidão e prática da instituição no atendimento à pessoa com deficiência.

A metodologia é desenvolvida no CAIS a partir de 4 pilares

Considerada em sua singularidade, levando em conta suas aspirações, desejos e limitações. Recebe o apoio da equipe do CAIS, para construir seu perfil laboral e busca de vaga até o acompanhamento no posto de trabalho para a conquista da sua autonomia e gestão de sua vida profissional.

Com a proposta de construir uma cultura organizacional inclusiva, além de gerar emprego e renda, a empresa recebe o suporte do CAIS em todo o processo de inclusão, desde a análise dos postos de trabalho com orientações sobre as questões de acessibilidade, passando pelas sensibilizações das equipes para a gestão inclusiva, até a divulgação de cases de sucesso para o cumprimento de sua responsabilidade social.

É considerada como ponto de apoio e incentivadora da inclusão. A equipe atua esclarecendo e orientando a família para a conquista da autonomia do trabalhador com deficiência.

Através do NIT que é composto por equipe transdisciplinar acompanha todo o processo de empregabilidade da pessoa com deficiência. Representa a ponte e integração entre os demais pilares: a pessoa com deficiência (PCD), empresa e a família.

O CAIS-Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins econômicos que atua há mais de 50 anos, com sede no município de Contagem. Atende mensalmente a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebes a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.

Fique por dentro das novidades 
Cadastre-se e receba nossa newsletter

Todas as fotografias utilizadas neste site são de pessoas atendidas pelo CAIS

×
×

Carrinho

Sua empresa a um passo da inclusão.

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988  / (31) 97178-0719 ou pelo e-mail: empresas.gestao@cais.org.br.

Encontre o seu lugar no mercado de trabalho

Profissionais de Contagem e região metropolitana de BH.

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988.

IMPOSTO DE RENDA 2023

Você sabia que é possível destinar parte do seu imposto de renda para os projetos do CAIS?

Inscrições Abertas!

Participe da Próxima Turma.

Escolha uma área e a trilha ideal para você!

Para dúvidas ou informações entre em contato pelo telefone (31)  3393-1988.

Seja um Voluntário CAIS

Troco Solidário

Selo Social de Incentivo

Incentivo Fiscal - FIA

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que lhe responderemos o mais breve possível.