Sobre
O CAIS-Centro de Atendimento e Inclusão Social é uma instituição sem fins econômicos que atua há 49 anos, com sede no município de Contagem. Tem como missão: contribuir para a inclusão e o convívio com a diversidade a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência. Atende mensalmente a 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Contempla todas as faixas etárias; de bebes a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.
A instituição teve início como uma APAE e atua no município de Contagem desde 1971. Em 2012, modificou sua denominação para CAIS e, desde então, busca diversificar seu atendimento e atuar de forma mais intensiva na prevenção e intervenção precoce, bem como, na busca pela inclusão e pela preservação dos direitos das pessoas com deficiência.
O CAIS teve seu trabalho em prol da inclusão escolar reconhecido pelo Ministério da Educação em 2005, quando o Órgão publicou sua experiência como parâmetro para o atendimento educacional especializado de todo o País. Desde 1997, o CAIS realiza um trabalho intenso a favor da inclusão profissional de pessoas com deficiência, atuando na formação dessas pessoas e no acompanhamento de sua inclusão nas empresas. Essa ação tem resultado em uma maior em-pregabilidade de jovens e adultos.
Na área clínica, o CAIS se destaca na prevenção e na intervenção precoce. Desde 2009, realiza o Programa Acompanhamento de Bebês (AB), cujo objetivo é atender bebês que tem alta da UTI Neonatal a fim de prevenir algumas patologias e intervir precocemente para alcançar melhores resultados no desenvolvimento de cada criança. Esse programa foi a base da construção do programa PIPA, em Minas Gerais, que institui o follow- up para bebês de todo o Estado.
O atendimento clínico do CAIS tem como diferencial o trabalho transdisciplinar, que busca respeitar a singularidade, como preconiza a psicanálise, incentivando a criatividade e a autonomia de cada indivíduo atendido. Atua também de forma a dar suporte às famílias, entendendo que esta é a base de todo o trabalho.
Nossa Diretoria
Presidente Benemérita
-
Elza Kriemilda Abranches Batista (in memoriam)
Conselho Superior
-
Aluísio Bartolomeu Pêgo de Oliveira
-
Winder Almeida de Souza
Conselho Diretivo
-
Diretora Presidente: Eliana Tameirão Pires
-
Diretor Vice-Presidente: Geraldo Abranches Mota Batista
-
Diretor Administrativo Financeiro: Luiz Eduardo Ferreira Henriques
-
Diretor de Captação de Recursos: Adriana Magalhães
-
Diretora de Relações Institucionais: Lara Salvador Geo
Conselho Fiscal
Titulares:
-
Adão Barbosa
-
Gisele Camilo da Mata
-
Geraldo Magela do Carmo Teixeira
-
Suplente:
-
Míria Aparecida Fernandes Tomé
Conselho Consultivo
-
Dov Rosenmann
-
José Semionato Filho
-
Patrícia Diniz de Deus
-
Letícia Lopes Mesquita Zica
-
Jeferson Rios Domingues
Relatório 2018
Estatuto Social
Vencedor do Prêmio ODM Minas 2014
Projeto Incluir, Conviver e Aprender

Missão
Contribuir para a inclusão e o convívio com a diversidade, a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência.
Visão
Consolidar-se como referência nacional em políticas de inclusão e no atendimento especializado à pessoa com deficiência.